Antigos Carros AZApaixonado por carroApaixonado por Carro AntigoCarro de ColecionadoresCarro que lembra meu paiCarros AntigosCarros de nossas boas LembrançasCarros de Nossos AvósCarros de Nossos BisavósCarros de Nossos PaisCarros do PassadoCentralizador de melhores videos de carros no YouTubeGaragem do BelloteMelhores Canais de Carros no YouTubeMelhores Lojas do Brasil para comprar Carros Super EsportivosMelhores videos de CarrosTudo sobre carros super esportivosVídeos de Carros Antigos

A MAIOR COLEÇÃO DE FNM DO BRASIL | Garagem Peso-Pesado



Nessa semana fomos conhecer a coleção de FNM (Fenemê) do colecionador Osvaldo Strada. A principal característica é o capricho nos detalhes e o estado de conservação excepcional dos exemplares. Ele mesmo fala sobre acda um deles. Em breve vamos acelerar um D11000 pela estrada. #garagemdobellote #fnm

_____________________________________________
Siga a Garagem do Bellote nas mídias sociais:
Site: www.garagemdobellotetv.com.br
Instagram: garagemdobellotetv
Facebook: /GaragemdoBelloteTV
Loja oficial: www.automottivo.com.br/garagemdobellote

Visite o Canal Oficial Garagem do Bellote no YouTube

32 Comentários

  1. FNM Com o curso da construção de Brasília na década de 50, muda o paradigma da arquitetura brasileira. O novo modelo de designer, O concreto armado proporciona o novo estilo urbano da classe média e média alta da sociedade brasileira. Brasília não foge  deste modelo arquitetônico. Centenas de servidores  braçais, oriundos de terras longínquas,  principalmente da região centro-norte, nordeste e região do sertão baiano brasileiro, conhecidos como candangos,  apresentaram-se como operários para a construção de Brasília. Entre areias, pedras, cimento, ferros, cal , água e uma forma de madeira, modela -se  a arquitetura de Oscar Niemeyer e Lucio Costa . O concreto armado! 
    Para que ocorra esta estrutura armada, a madeira é essencial para os moldes, ou caixas que  modelam até a secagem do concreto. 
    Partindo do Paraná, caminhões FNM ( Fábrica Nacional de Motores ), produzidos no bairro Xerém, da cidade de Duque de Caxias – Rio de Janeiro, abarrotados de  toras de araucárias, atravessam  o estado e miram sua rota maior para a região de Goiás. Brasília é o seu destino!
    O caminhão FNM, que era o modelo de carga, que rasgava o país de fora à fora, tinha características atípicas.Extravagante no seu tamanho, sua boléia, parecia uma casa! Com um motor de seis cilindros a diesel e um câmbio reduzido, sua força era estratosférica, fugia do convencional da época!
    Após semanas de viagens para atravessar estradas empoeiradas, com toras de araucárias “no seu lombo”, quando ele chegava em Brasília, era um acontecimento! Dezenas  de operários e seus filhos, ficavam em volta admirando o colossal caminhão com sua cor berrante e sua grade dianteira com três consoantes: F N M. Os candangos apelidaram o colossal caminhão de JAMANTA, uma expressão que  significa  muito grande! De outro lado, as três letras F N M, passaram a ser pronunciadas de FÊ NÊ MÊ !

    20/03/2022.

  2. Tenho um 180 truck com o virabrequim fundido e um 190 cavalo, 77-78 quero vender os dois barato não consigo, vou vender p/ sucata o 180, por favor sabe me dizer o quanto pesa o motor original dele ? (Fiat-78 motor Alfa Romeo 180cv) ambos com cabines em bom estado.

  3. Muito satisfatório assistir este video me trouse muitas lembranças da infacia no intrior do Paraná nas grandes serrarias e nas lavouras de café isso na decada de 60 ja vi muito esses caminhões rodando com todo gás isso quando eles eram novos depois convivi muito com eles aqui na região do ceagesp em são paulo tinha uma grande industria de cimento no jaguaré e pra carregar cimento igual ao FNM não existia outro nas decadas de 60 /70
    Foi bom ver este video com caminhões tão bem preservado assim parabens ao senhor que restaura e preserva estas verdadeiras joias.

Deixe um comentário

error: Content is protected !!